quarta-feira, 3 de julho de 2013

Hospital da Mulher Mariska Ribeiro completa um ano com 3,5 mil partos



Unidade também realizou mais de 1,1 mil cirurgias ginecológicas e 15 mil consultas ambulatoriais


Primeira unidade pública da Zona Oeste voltada exclusivamente à saúde feminina, o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu, completa nesta sexta-feira, dia 28 de junho, um ano de funcionamento com 3.522 partos realizados. O hospital também atendeu no período a mais de 22,5 mil emergências diversas – de mulheres ou de seus recém-nascidos – e realizou outros 1.148 procedimentos cirúrgicos ginecológicos ou obstétricos (além das cesarianas), como videolaparoscopias e vídeo-histeroscopias.

A realização desses procedimentos é possível porque o Hospital Mariska Ribeiro é equipado com tecnologia de ponta, sendo um dos mais modernos da cidade em serviços especializados para a mulher, tanto da rede pública quanto da privada. Entre os equipamentos disponíveis na unidade estão incubadoras modernas e eficazes que, em comparação aos equipamentos tradicionais, podem reduzir em até um terço o período de internação dos recém-nascidos na UTI neonatal.

O Hospital da Mulher tem ainda enfermaria canguru com seis leitos. O método busca humanizar ainda mais os cuidados prestados aos recém-nascidos internados na UTI, permitindo que o bebê receba os cuidados maternos ainda durante a internação. A unidade integra também a rede do programa Cegonha Carioca, que atende gestantes em toda a cidade.

São oferecidos também serviços de ambulatório de pré-natal e ginecologia, sala de exames e pequenos procedimentos em ginecologia e obstetrícia, hospital/dia (unidade de observação para a paciente), exame diagnóstico de câncer cérvico-uterino, ultrassonografia, raio-x e exames de controle de movimento do bebê. Neste primeiro ano de funcionamento a unidade realizou quase 15 mil consultas ambulatoriais.

A rede pública municipal de saúde conta hoje com 10 maternidades e uma casa de parto, que oferecem 708 leitos de alojamento conjunto (mães e bebês) e 295 de unidade de terapia intensiva e unidade intermediária neonatal. Todas elas fazem parte do programa Cegonha Carioca, através do qual as futuras mamães, além das consultas de pré-natal, recebem enxoval para o bebê, visitam previamente a maternidade e, na hora do parto, têm transporte em ambulância para a unidade. Mais de 74 mil gestantes já foram atendidas pelo programa e 10 mil foram transportadas para a maternidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Cilvil. CAP 5.3. Tecnologia do Blogger.